Certificação e EPD

Desde fevereiro de 2016, os perfis da Santa Luzia feitos de EPS reciclado (conhecido como isopor) têm o selo RGMat*, a primeira certificação de sustentabilidade de materiais de construção do Brasil - criada em 2012 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Utilizados como rodapés, rodameios, rodatetos e guarnições, os perfis podem por isso ser contabilizados pelas construtoras na pontuação de projetos LEED, do Green Building, ou AQUA, da própria Fundação Vanzolini. O RGMat tem validade de três anos e só não cobre ainda uma pequena parte dos perfis com acabamento em “hot stamping”.
A certificação permite que construtoras, distribuidores e consumidores em geral possam escolher os materiais mais sustentáveis com mais segurança. É uma certificação que engloba também o conceito de Selo e de Declaração Ambiental (EPD), porque traz informações importantes sobre o desempenho ambiental de materiais para edificações verdes.