Sustentabilidade por princípio

"Com mais de 70 anos de história no mercado, a Indústria Santa Luzia é a única empresa do Brasil com capacidade de transformar grandes quantidades de resíduos plásticos em várias linhas de produtos, como rodapés, rodatetos, guarnições, rodameios, revestimentos (Ecobricks e Vértices) e decks (Ecodeck), além de espelhos, molduras e porta-retratos.

Durante mais de 60 anos a empresa utilizou só madeira como matéria prima. Em 2002 começou a reciclar resíduos de plásticos. O novo modelo de negócio foi inteiramente baseado em objetivos ambientais, econômicos e sociais. Nesse período, ela já transformou mais de 20 milhões de quilos de resíduos de poliestireno expandido (EPS ou isopor) e poliuretano. São resíduos de dezenas de empresas, assim como pós consumo coletados pelas cooperativas de catadores de lixo.

Além de contribuir para reduzir impactos de degradação ambiental pelos resíduos que recicla, a Santa Luzia conseguiu dar um salto com seu novo modelo de negócio. Isso porque os produtos feitos a partir de material reciclado têm atributos cada vez mais valorizados pelo mercado.

Um processo inovador transforma resíduos de poliestireno (isopor) e poliuretano em perfis altamente resistentes. Os produtos são fáceis de aplicar, completamente imunes a cupins e podem ser usados em ambientes úmidos - ao contrário dos rodapés de madeira, que estufam com a umidade."